O que é o exame da punção de tireoide?

O que é o exame da punção de tireoide?

 

A punção ou biópsia da tireoide consiste na análise de tecido retirado de nódulos desta glândula, para decidir se eles são malignos ou não. A maneira mais simples de fazer isso é a aspiração de células com agulha fina de nódulo da tireoide, conhecida por punção aspirativa por agulha fina ou PAAF. As células aspiradas são posteriormente enviadas para análise em um laboratório de patologia.

Como é feito o exame?

O preparo necessário para a punção de tireoide consiste, praticamente, em suspender medicação anticoagulante, se for o caso. A biópsia tanto pode ser realizada em nível ambulatorial como hospitalar.

Primeiramente, são identificados e demarcados os nódulos e o local mais adequado para realizar a punção. A agulha, guiada por ultrassonografia, é inserida diretamente em duas ou três partes diferentes no nódulo, para obter amostras de diversas áreas e aspirar algumas gotas de líquido contendo células, bem como de áreas sólidas do nódulo. O procedimento não causa dor, apenas um incômodo e pode ser realizado sem anestesia.

Por que fazer o exame?

O exame de punção de tireoide está indicado para o diagnóstico citológico dos nódulos da tireoide, independentemente do tamanho e características deles. Cerca de 70% dos nódulos da tireoide são benignos e assim sendo, a realização deste exame é ferramenta importante para prevenção, diagnóstico precoce do câncer e tratamento mais adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *