Densitometria Óssea

Densitometria Óssea

Densitometria óssea, é um exame de imagem, que diagnostica principalmente a osteoporose e a osteopenia (que é uma condição clínica, de perda de massa óssea, que compromete a resistência dos ossos e deixa o paciente mais propenso a fraturas).

A densitometria é um exame simples e saber como é feita pode deixar o paciente mais tranquilo durante o exame. É indolor, dura entre 10 e 15 minutos e é realizada com o paciente deitado sobre uma maca, até que um aparelho registre imagens radiológicas de seu corpo. Não há necessidade de preparo prévio, jejum ou contraste.

Basta o indivíduo ir ao local do exame, com roupas leves que não contenham metais e não tomar nenhum medicamento à base de cálcio nos dias que antecedem o exame, já que é baseado na quantidade de cálcio nos ossos. Além disso, caso a pessoa tenha feito algum exame com contraste, deve esperar mais ou menos 5 dias para poder realizar a densitometria.

A densitometria óssea também é indicada para:

– Mulheres na menopausa;

– Pessoas com osteopenia;

– Pessoas que usam corticoides continuamente;

– Pessoas diagnosticadas com hiperparatireoidismo primário;

– Pessoas com osteoporose, com o objetivo de verificar os resultados do tratamento.

O resultado da densitometria óssea é indicado através de escores que indicam a quantidade de cálcio presente nos ossos.

A densitometria óssea deve ser realizada pelo menos uma vez a cada dois anos por mulheres a partir dos 50 anos e homens acima dos 55 anos e periodicamente, de acordo com a orientação do médico, para pessoas que já foram diagnosticadas com osteopenia ou osteoporose com o objetivo de verificar a resposta ao tratamento.

Porém, é importante lembrarmos que: existe uma flexibilidade de idade inicial para a realização da primeira densitometria, poderá ser feita no período do climatério, que antecede a menopausa (em torno dos 40 anos), onde são percebidos os primeiros sintomas de mudanças hormonais que culminarão na menopausa. O critério da prevenção é fator determinante de qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *