Você sabe o que é histerossalpingografia e como é feito este exame?

Você sabe o que é histerossalpingografia e como é feito este exame?

A histerossalpingografia é realizada para investigação da anatomia do útero e das trompas, se há ou não algum tipo de obstrução, critérios estes que favorecem a infertilidade. O procedimento é simples, rápido e traz mínimas possibilidades de complicações.

Um cateter fino e flexível é inserido no orifício do colo do útero, por onde é injetado uma pequena quantidade de contraste com iodo. Este contraste consiste em um líquido colorido que mapeia os órgãos enquanto percorre o sistema reprodutor feminino, tornando possível a visualização de diferentes ângulos da cavidade uterina e das trompas, por meio de radiografias. A duração aproximada do exame é de 20 a 30 minutos.

Muitos dizem que a histerossalpingografia é desconfortável, mas tudo depende das condições e do material utilizado para a realização do exame. Ainda, é importante informar que pode-se fazer uso de analgesia, o que reduz o desconforto a um nível insignificante. Na cedimagem Caxias temos excelentes condições para que este exame seja realizado, tanto pela execução feita po profissionais altamente qualificados, quanto aos equipamentos e técnicas utilizados.

Por conta do receio em sentir dor, o exame sempre trouxe medo para maioria das mulheres que pensam em fazê-lo. Entretanto, o uso de novos equipamentos e de um preparo criterioso anterior à execução do exame, reduziram imensamente e o desconforto sentido pelas pacientes.

A histerossalpingografia deve ser realizada uma semana após a menstruação e antes da ovulação, entre o 6º ao 12º dia do ciclo menstrual. Para pacientes que não ovulam, a HSG pode ser feita em qualquer fase do ciclo menstrual.

A HSG é um exame seguro e pouco invasivo, desde que seja realizado em clínicas especializadas e por um médico radiologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *