Você sabe o que é uma Ecografia Obstétrica?

Você sabe o que é uma Ecografia Obstétrica?

A ecografia obstétrica é realizada através de uma sonda ecográfica que é colocada na região abdominal (via transabdominal) ou região vaginal (via transvaginal) da grávida.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor, ou seja, não provoca qualquer tipo de dor ou desconforto para a grávida e para o bebê. Não existem riscos nem complicações na ecografia obstétrica porque são utilizados ultrassons que são inofensivos para o feto e para a mãe, não necessita de preparos ou cuidados prévios para a realização do exame. As ecografias deverão via de regra, sempre ser executadas por médicos.

Indica-se que a primeira ecografia deve ser feita a partir da 5ª semana gestacional. E as demais ecografias obstétricas podem ser realizadas em qualquer momento e repetida quantas vezes se desejar ao longo da gestação. Porém, existem determinadas etapas da gravidez que são cruciais para a sua execução.

A realização da ecografia por uma ou outra via (transabdominal ou transvaginal) depende da idade gestacional e das condições de acesso ao feto.

Numa gravidez de baixo risco sugere-se pelo menos três ecografias obstétricas.

A ecografia obstétrica do 1º trimestre é realizada entre as 11ª e as 13ª semanas e 6 dias. É nesta ecografia que avaliamos a presença de marcadores ou sinais ecográficos (translucência da nuca) que nos permitirão suspeitar de anomalias no feto (p.ex.: a Síndrome de Down) e outras malformações que se podem diagnosticar numa fase precoce da gravidez.

A ecografia obstétrica do 2º trimestre – deve ser realizada entre as 20ª – 22ª semanas de gestação. Esta é a etapa mais importante para avaliar a morfologia fetal.

A ecografia obstétrica do 3º trimestre – deve ser realizada entre as 30ª -32ª semanas. Além de detectar algumas alterações fetais que aparecem mais tardiamente na gravidez, permite também comprovar o adequado crescimento e bem-estar do feto dentro do útero. A ecografia obstétrica com doppler pode ser realizada quando solicitado pelo seu médico assistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *